sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

EJA: oportunidade para jovens e adultos concluírem os estudos!



Por Thaís Tostes 
Uma das alunas da Educação de Jovens e Adultos, que concluíram seus estudos no final de 2013, é Núbia Tavares, de 45 anos. Núbia estava sem estudar há 33 anos e concluiu o Ensino Fundamental através da EJA, no polo localizado na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral. Agora, ela vai iniciar o Ensino Médio, também através da EJA, e se programa para ingressar na faculdade e fazer o curso de Serviço Social, logo em seguida.

- Quando era nova, precisei parar de estudar para trabalhar. Depois, preferi pagar a faculdade para minha filha e, quando ela se formou, disse que estava no meu momento de estudos. Apesar de eu ter tido muita vergonha por voltar a estudar com esta idade, eu voltei, fui muito bem aceita e concluí o Ensino Fundamental. Agora, não quero parar mais. A EJA me ajudou muito, foi excelente - afirma Núbia.

Para Núbia, a Educação de Jovens e Adultos é uma grande oportunidade para as pessoas mais velhas que desejam terminar os estudos. “Uma pessoa mais velha não precisa levar muito tempo concluindo a escolaridade, porque não precisa fazer uma série, apenas, por ano. Na EJA, a pessoa pode fazer duas séries por ano. É um grande aprendizado”, destaca.

Ela acrescenta que na sua turma tinham pessoas que nem sabiam o alfabeto. “Elas concluíram os estudos do Ensino Fundamental sabendo tudo”, completa.

A Educação de Jovens e Adultos é composta por nove fases, sendo que a primeira fase corresponde à alfabetização e a última fase, ao 9º ano do Ensino Fundamental, que é a antiga 8ª série. Um ano de estudos da EJA corresponde a dois anos de estudo no sistema convencional de ensino.

A principal proposta da EJA é promover o resgate da cidadania, dando às pessoas o direito de prosseguir seus estudos. “A Educação de Jovens e Adultos é para as pessoas que tiveram negada a oportunidade de estudar. Esta modalidade oferece o direito ao estudo, que foi negado a essas pessoas, em alguma época”, disse a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Rutilane Alves.

A EJA, que integra o processo educacional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), atualmente funciona em 26 escolas da rede municipal de ensino, atendendo a 3.500 alunos. A EJA faz parte da educação básica e é direcionada a alunos que tenham mais de 15 anos e que não puderam estudar na época certa.http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=23025



Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=23025

Nenhum comentário:

Postar um comentário